Com o início de operação adiado em dois anos, a transposição do Rio São Francisco vai custar R$ 1,8 bilhão a mais aos cofres públicos, afirmou na terça-feira o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. "O aumento de 36% no custo final da obra é compatível com os reajustes de preços da construção civil", disse, tentando minimizar o assunto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A construção dos 750 km de canais de concreto que levarão águas do São Francisco a regiões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte tinha custo estimado em R$ 5 bilhões até o fim do ano passado, mas o valor foi revisto para R$ 6,8 bilhões. É a obra mais cara do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) bancada com a arrecadação de tributos.
A mais recente previsão oficial indica que o primeiro eixo da transposição entrará em funcionamento apenas no fim do mandato da presidente Dilma Rousseff, nos últimos meses de 2014. Quando as obras começaram, em 2007, a intenção era que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurasse o eixo Leste. No balanço da obra que apresentou ontem, Bezerra reconheceu que 5 dos 14 lotes de obras da transposição do São Francisco se encontram paralisados, à espera da negociação de aumentos de preços dos contratos, os chamados aditivos. Outros dois lotes ainda passam por licitação e mais dois seguem em ritmo lento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário