CONTATO

politicapajeu@hotmail.com

Vereadores de Afogados da Ingazeira ignoram aumento de cadeiras na Câmara

Os vereadores de Afogados da Ingazeira ainda não se mobilizaram para discutir o projeto que prevê o aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal das atuais 09 para 13 na próxima legislatura, alterando a Lei Orgânica do Município. Segundo o servidor público e suplente de vereador Mário Martins, os vereadores da situação recorreram ao silêncio, se mostrando contrários a proposta.

Em abril de 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou resolução reduzindo o número de integrantes de todas as câmaras municipais, estabelecendo “tetos” de acordo com a população do município. Foi feito um corte de 8.436 vereadores em todo o país – de 60.311 para 51.875. Para atender a resolução do TSE, desde janeiro de 2005 que Afogados da Ingazeira passou a contar com 09 vereadores.


Em 2009, nova mudança: foi aprovada pelo Congresso a Emenda Constitucional 58, estabelecendo novos parâmetros para a composição das câmaras municipais, sendo criadas 24 faixas de população, que vão de um mínimo de nove vereadores para cidades de até 15 mil habitantes a 55 cadeiras para as cidades com mais de 8 milhões. Para valer na eleição de 2012, o aumento do número de vereadores em Afogados da Ingazeira terá que ser votado até 7 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário