Com uma população em torno de 6 mil habitantes, menos de cinco mil eleitores e uma área geográfica de apenas140 km 2, Solidão é o segundo menor colégio eleitoral de Pernambuco, atrás apenas de Ingazeira, também no Pajeú. Ali, a chegada da internet tirou o município do isolamento e, literalmente, da solidão. Só existe uma lan louse, mas muitos moradores já têm computador em casa, a Prefeitura já está informatizada e com site. E, o mais interessante: a cidade já tem até blogueiro.
Na palestra que fiz, ontem, na escola Nossa Senhora de Lourdes, a maior da cidade, conheci Tony Medeiros, editor do “Blog da força da informação”. Ele posta notícias da cidade e da região. Blogueiro no Sertão, aliás, virou uma praga que se disseminou fácil. Não há uma cidade só que não tenha alguém já levando informações online e em tempo real para a população. Quando criei o meu blog, há cinco anos, imaginei que essa cultura da blogosfera chegaria ao Interior, mas não sabia que avançaria com tamanha velocidade.
Lembro que na fundação do meu blog alguns pessimistas chegaram a dizer que eu estava pirando, que essa ferramenta jamais iria pegar. Pegou e entrou, definitivamente, na cultura nordestina. Sou testemunha disso pelas minhas andanças para fazer palestras nos mais longínquos rincões do Estado, como a própria Solidão, que hoje, além de blogueiro, já tem uma rádio comunitária, telefonia celular e, brevemente, ganhará um centro de inclusão digital.
Blogueiro Tony Medeiros, o segundo da esquerda para direita
Nenhum comentário:
Postar um comentário